O Tabelionato Aguiar – 1° Ofício de Notas e Registro de Imóveis da 2ª Circunscrição está comprometido com os seus direitos. Neste Aviso, você encontrará informações claras e precisa sobre o tratamento de seus dados pessoais.
Este Aviso de Privacidade disponibiliza aos usuários dos serviços prestados pelo 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis da 2ª Circunscrição de Dourados/MS (Tabelionato Aguiar) informações sobre o tratamento de seus dados pessoais.
A serventia poderá atualizar o teor deste Aviso a qualquer momento, sobretudo para mantê-lo em conformidade à legislação vigente. Por isso, recomendamos uma consulta frequente ao documento.
Em caso de esclarecimentos, sugestões ou solicitações relacionadas à privacidade e proteção de dados, utilize nosso Canal de Atendimento.
A Serventia poderá atualizar o teor deste Aviso a qualquer momento, sobretudo para mantê-la em conformidade à legislação vigente. Por isso, recomendamos uma consulta frequente ao documento.
Em caso de esclarecimentos, sugestões ou solicitações, entre em contato com nosso Encarregado de Dados:
Este Aviso está em conformidade com as leis:
Todos os usuários que possuam alguma informação utilizada pela serventia são titulares de dados e podem requerer os seguintes direitos:
Por questão de segurança, o exercício desses direitos pode ser efetuado mediante requisição expressa, desde que confirmada a identidade do titular. Atentando para a natureza dos serviços prestados pelas serventias extrajudiciais, é importante destacar que:
Por fim, fica o usuário ciente de que toda comunicação realizada por e-mail é eficaz e suficiente para divulgação de qualquer assunto referente aos serviços prestados pela serventia, sendo também válida como prova documental.
O Sr. Alceu Soares Aguiar, titular da serventia, é controlador de dados pessoais e, nessa qualidade, promove o tratamento das informações de seus usuários.
Considerando os princípios da LGPD, a serventia utiliza apenas as informações necessárias para execução dos serviços com eficiência, restringindo seu uso às finalidades informadas neste Aviso.
Durante a vigência da relação havida entre as partes, para a prestação dos serviços e para cumprimento das obrigações legais e regulatórias serão coletados os seguintes dados:
Titulares | Dados pessoais | Finalidade |
Usuários dos serviços e outras partes interessadas no ato | Nome completo (vedadas abreviaturas), nacionalidade, profissão, idade, número de CPF, número de documento de identificação (RG ou CNH), nome do cônjuge, estado civil, filiação, domicílio, endereço completo e endereço eletrônico. | Qualificação básica das partes para viabilizar a prestação dos serviços. |
Usuários dos serviços e outras partes interessadas no ato | Condição de deficiência visual; Condição de pessoa relativamente incapaz; Condição de pessoa interditada. | Identificação de vulnerabilidades físicas ou mentais que possam influenciar na prática dos atos. |
Usuários dos serviços e outras partes interessadas no ato | Telefone; assinatura; endereço eletrônico. | Dados pertinentes para contato e realização de atos específicos. |
Todos os visitantes das instalações do cartório | Imagens em câmeras de segurança. | Manter seguras suas instalações, prevenindo a ocorrência de ilícitos. |
Os dados para qualificação básica das partes são coletados para a prestação de serviços, conforme previsão do art. 2º do Provimento nº 61/2017 do Conselho Nacional de Justiça.
As “outras partes interessadas no ato” acima mencionadas são aquelas que, mesmo não sendo diretamente envolvidas no ato, possuem cadastro na base de dados da serventia. É caso de testemunhas, confrontantes, corretores de imóveis, dentre outras.
Para serviços não gratuitos – isto é, que demandam o pagamento de emolumentos – a serventia poderá tratar dados bancários, tais como banco, número da agência bancária e número da conta corrente ou poupança.
Para cumprimento do dever de devida diligência contemplado no Provimento nº 88/2019 do CNJ, podem ser solicitadas mais informações do usuário dos serviços que as fornecidas para a realização dos atos, tais como:
O tratamento de informações com base no dever de diligência ocorre para fins de atividades de investigação e repressão de infrações penais, o que afasta a aplicação da LGPD, na forma de seu art. 4º, III, “d”. De todo modo, a indicação dessa atividade é feita neste Aviso em respeito ao dever transparência da serventia em face dos usuários de seus serviços.
A partir da administração em caráter privado típica da atividade notarial e registral, a serventia contrata fornecedores, tais como profissionais liberais, escritórios e empresas, em cujos contratos há previsão de compartilhamento de dados pessoais.
A serventia também compartilha dados com órgãos públicos e centrais de serviços eletrônicos, para cumprimento de obrigações legais. Ainda assim, quando viável, exige a adequação à LGPD também destes destinatários.
O compartilhamento acima descrito tem como objetivo a prestação de serviços com eficiência. A serventia compartilha o mínimo de dados pessoais para atingir tal finalidade, comprometendo-se a exigir adequação à LGPD dos destinatários dos dados.
Diante disso, o uso compartilhado de dados cumpre os requisitos contemplados no art. 23, caput, da LGPD, pois ocorre nos limites da finalidade pública, da persecução do interesse público e da execução de competências legais.
A serventia envidará seus melhores esforços para proteção da informação, principalmente dados pessoais, aplicando as medidas de proteção administrativas, físicas e técnicas necessárias e disponíveis, exigindo de seus fornecedores nível aceitável de Segurança da Informação, com base em cláusulas contratuais e responsabilizações.
Base de dados
A base de dados e o acervo são de guarda e responsabilidade da serventia, cujo armazenamento ocorre em ambiente seguro e controlado. Quando necessário, o uso dos dados é feito dentro dos limites e propósitos descritos neste Aviso, com acesso restrito apenas aos profissionais e fornecedores autorizados.
Medidas de segurança
Em atendimento ao Provimento nº 74/2018 do CNJ e ao Provimento nº 134/CNJ/2022, a serventia possui medidas técnicas e administrativas de segurança informacional, tais como firewall, antivírus, antissequestro, filtro de conteúdo, backup, dentre outros. Além disso, conta com armazenamento em servidores próprios e em nuvem.
Além destas medidas, a serventia possui documentação orientativa sobre procedimentos de manutenção da segurança.
Armazenamento e descarte
Os dados pessoais coletados e os registros de atividades são armazenados conforme os prazos contemplados na legislação e regulamentação específica, em especial o Provimento nº 50/2015 do CNJ, devidamente incorporado em política específica interna da serventia.
Findo o prazo e a necessidade legal de armazenamento, os dados pessoais dos usuários serão excluídos com uso de fragmentadoras ou outros métodos de descarte seguro que garantam a inutilização dos documentos.
O descarte dos resíduos é efetuado por fornecedor contratado para tal finalidade, em respeito à segurança dos dados e às leis ambientais.